23.5.07

O vinho de 3 milhões de dólares



Em 1787, o luxo da corte de Luís XVI e Maria Antonieta arrasavam o império francês, Mayer Amschel Rothschild iniciava a construção do maior império financeiro mundial e a idéia de mercado não era diferente de uma feira local. Nos campos arrasados pela fome, mesmo antevendo a revolução que mudaria os rumos da França e do velho continente, as uvas de Bordeaux seguiam seu inexorável destino: as barricas de carvalho.

Depois de 220 anos escondida no porão do chateau, tendo sobrevivido a uma revolução francesa, duas guerras mundiais e à voracidade de um mercado que se converteu em uma grande feira mundial, uma garrafa de Chateau Lafite Rothschild safra 1787 é posta à venda na internet por três milhões de dólares:www.antiquewine.com.


Penso naquelas pobres uvas, cultivadas, colhidas e pisadas por servos com raros direitos e plenos deveres e dívidas para com o nobre senhor do castelo. Pois são essas uvas que, mesmo não tendo freqüentado os banquetes de Versalhes nem tendo feito companhia aos brioches de Madame Antonieta, seguem agora para a guilhotina burguesa. Resta saber se o abastado comprador deste Chateau Lafite Rosthschild 1787 terá a coragem de decapitar a cabeça e verter o sangue da última testemunha viva do Antigo Regime.


Sem meios nem fundos para resgatar tal garrafa, decido brindar à sua sorte na companhia de um de seus descendentes, o chileno Los Vascos, produzido pela Casa dos Barões de Rothschild no novo mundo. Um vinho que, apesar do sobrenome, tem aroma de liberté, sabor de egalité e deixa na boca um gosto de fraternité. Além das melhores impressões, o Chateau Los Vascos também deixa em seus compradores, tirando os 45 reais que se paga por ele, a sensação de se ter feito um verdadeira barganha e conseguido por ele um inacreditável desconto de 3 milhões de dólares.


7 comentários:

Elvira disse...

Imagino a aflição de quem parte uma garrafa dessas...! ;-D rs

Joaninha disse...

Qual será a sensação de "beber" 3 milhões de dólares??? :-D

Anônimo disse...

Olá!

Acabo de inaugurar um blog sobre vinhos, o QVinho. Caso tenha interesse, podemos trocar nossos links. Minha URL é:

http://www.qvinho.com.br


Abraço!

Jomar

Administrador disse...

Eduardo,
postamos hoje os comentários sobre o vinho do mês de maio.
Você pode indicar o vinho de junho?
Favor entrar em contato:
vinhoparatodos@bol.com.br

Abraço!

Anônimo disse...

Caramba,pra abrir uma garrafa dessas tem que ser numa ocasião verdadeiramente especial. Ou-là-là!!!

alex disse...

super interessante o blog, sobretudo para um diletante em vinhos, como eu. depois de ler alguns posts, dá vontade de aprender.e que bem escrito, parabéns.

O mundo de Baco disse...

Eduardo,
Que beleza, que facilidade, que prazer,
Muito interessante sua maneira de relatar estas historias e muito rico seus comnetários.
Não tenho os 3 milhos, porém tal como vc. pude desfrutar da herança, e concordo que Los Vascos, não faz nennuma vergonha a seus antepassados