23.5.07
O vinho de 3 milhões de dólares
Em 1787, o luxo da corte de Luís XVI e Maria Antonieta arrasavam o império francês, Mayer Amschel Rothschild iniciava a construção do maior império financeiro mundial e a idéia de mercado não era diferente de uma feira local. Nos campos arrasados pela fome, mesmo antevendo a revolução que mudaria os rumos da França e do velho continente, as uvas de Bordeaux seguiam seu inexorável destino: as barricas de carvalho.
Depois de 220 anos escondida no porão do chateau, tendo sobrevivido a uma revolução francesa, duas guerras mundiais e à voracidade de um mercado que se converteu em uma grande feira mundial, uma garrafa de Chateau Lafite Rothschild safra 1787 é posta à venda na internet por três milhões de dólares:www.antiquewine.com.
Penso naquelas pobres uvas, cultivadas, colhidas e pisadas por servos com raros direitos e plenos deveres e dívidas para com o nobre senhor do castelo. Pois são essas uvas que, mesmo não tendo freqüentado os banquetes de Versalhes nem tendo feito companhia aos brioches de Madame Antonieta, seguem agora para a guilhotina burguesa. Resta saber se o abastado comprador deste Chateau Lafite Rosthschild 1787 terá a coragem de decapitar a cabeça e verter o sangue da última testemunha viva do Antigo Regime.
Sem meios nem fundos para resgatar tal garrafa, decido brindar à sua sorte na companhia de um de seus descendentes, o chileno Los Vascos, produzido pela Casa dos Barões de Rothschild no novo mundo. Um vinho que, apesar do sobrenome, tem aroma de liberté, sabor de egalité e deixa na boca um gosto de fraternité. Além das melhores impressões, o Chateau Los Vascos também deixa em seus compradores, tirando os 45 reais que se paga por ele, a sensação de se ter feito um verdadeira barganha e conseguido por ele um inacreditável desconto de 3 milhões de dólares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Imagino a aflição de quem parte uma garrafa dessas...! ;-D rs
Qual será a sensação de "beber" 3 milhões de dólares??? :-D
Olá!
Acabo de inaugurar um blog sobre vinhos, o QVinho. Caso tenha interesse, podemos trocar nossos links. Minha URL é:
http://www.qvinho.com.br
Abraço!
Jomar
Eduardo,
postamos hoje os comentários sobre o vinho do mês de maio.
Você pode indicar o vinho de junho?
Favor entrar em contato:
vinhoparatodos@bol.com.br
Abraço!
Caramba,pra abrir uma garrafa dessas tem que ser numa ocasião verdadeiramente especial. Ou-là-là!!!
super interessante o blog, sobretudo para um diletante em vinhos, como eu. depois de ler alguns posts, dá vontade de aprender.e que bem escrito, parabéns.
Eduardo,
Que beleza, que facilidade, que prazer,
Muito interessante sua maneira de relatar estas historias e muito rico seus comnetários.
Não tenho os 3 milhos, porém tal como vc. pude desfrutar da herança, e concordo que Los Vascos, não faz nennuma vergonha a seus antepassados
Postar um comentário