25.10.06

Um brinde ao comandante


Durante visita ao Chile, na década de 70, Fidel Castro foi apresentado por Salvador Allende ao companheiro Canepa Finissimo Cabernet Sauvignon. Em poucas horas de conversa, tornaram-se amigos de infância e ficou combinado que um contêiner deste Canepa desembarcaria na Ilha de Cuba, para ajudar na construção daquela república de médicos, músicos e bailarinas não subserviente ao grande irmão do norte. Quis o destino que tal fato nunca acontecesse, pois o invejoso general Pinochet assumiu o poder em Santiago e, ato contínuo, cancelou a remessa. 

Muitos são os vinhos do Chile, todos de grande valor. Em sua escolha, Fidel mostrou grande sabedoria e integridade. Mesmo entre os Canepa, poderia ter optado por um Magnificum, orgulho maior da vinícola, o que teria sido um arroubo de vaidade não condizente com a pessoa e a proposta do líder. Também poderia ter optado por um Canepa Classico, este que se encontra facilmente em qualquer supermercado, mas teria sido uma demonstração barata de demagogia. Prevaleceu a honestidade, o caráter, o bom senso, o equilíbrio e a sutileza deste Canepa Finissimo. 

Não é um vinho popular. Custa perto de 70 reais, um quinto do salário-mínimo no Brasil ou duas vezes o salário de um médico em Havana. Sem julgamentos, pois acredito que estes somente cabem à população de Cuba, e sem perder a ternura jamais, com uma taça deste Canepa Finissimo, brindo à saúde do velho comandante. Com a mão esquerda. Sempre. Até porque, eu sou canhoto.

7 comentários:

Sos Unhas & Garras disse...

Acho que seu blog vai virar meu consultor de enologia.

Parabéns!

Beijo!

Anônimo disse...

Pode deixar Eduardo, não vou passar nem perto do salsichão com mostarda.
:-)

CrissMyAss disse...

Também sou.

Anônimo disse...

Conta mais...................

Camarada Arcanjo disse...

Seu blog é uma delícia, parece um bom vinho

Bom para saborear gole a gole, degustando um texto de cada vez. rsrs

Gostei do Pinochet embargar o carregamento. rsrs

Camarada Arcanjo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

CONCORDO COM O CAMARADA ARCANJO.O SEU BLOG É UMA DELÍCIA MESMO,ALÉM DE VOCÊ SER UM ÓTIMO CONTADOR DE HISTÓRIAS.PARABÉNS.VALEU MUITO CONHECER O PISANDO EM UVAS.VOLTAREI SEMPRE COM O MAIOR PRAZER.