Meu amigo Raoul me pergunta sobre vinhos da Catalunha. Da Catalunha, respondo, só conheço as cavas, grandes espumantes feitos na terra onde a árvore genealógica de meu amigo tem sólidas raízes. Mas, como múltiplas e infinitas raízes também tem a árvore do conhecimento, nunca se sabe quando tropeçaremos em uma de suas extensas ramificações.
Não é de hoje que o touro é um animal de grande simbolismo para os povos mediterrâneos. Minos, o rei de creta, mantinha um em seu labirinto. Disfarçado de touro, Júpiter seduziu a bela Europa. Em Alexandria, os súditos de Cleópatra reconheciam no boi ápis a representação do deus Osiris. Assim como, em Argos, as mulheres viam no touro que emerge das águas a representação de Dionísio, deus do vinho.
Gregos e romanos, os poetas clássicos sempre associaram a força do touro à potência do vinho. Pegando carona, Ernest Hemingway escreveu que o gosto pelas touradas é proporcional ao gosto pelos vinhos. Era de se imaginar, portanto, que na região onde se encontra a Monumental Plaza de Touros houvesse vinhos mais robustos do que aqueles que o escritor norte-americano considerava como sendo menores e, por esta razão, indicados para iniciantes em vinhos e touradas, os vinhos frisantes.
Eu não sabia. Mas, há 54 anos é produzido em Barcelona este Sangre de Toro, naturalmente, tinto e robusto. Feito com uvas garnacha e cariñena é descrito com um vinho de aroma e sabor mediterrâneos, ideal para acompanhar a aromática e saborosa culinária catalã. Agora sei. E por isso, ergo uma taça na direção da Sagrada Família e faço um brinde a Raoul, Gaudí, Picasso e a este bravo herói que verte sangre e coragem nas plazas de Espanha, el toro.
14 comentários:
Salut y forza al canut!
Visca Catalunya.
Abraço!
Eduardo, vc está rodeado de catalães...De vinhos do principat posso falar bem: do Penedés, de onde sai a cava, saem também ótimos vinhos, mas o terroir da moda é o Priorat, uma micro região perto do mar de onde vêm ótimos e caros (por aqui)vinhos. Além dessa duas mais famosas, há mais um monte de DOCs e DOQs. Participei inclusive de uma cooperativa numa cidadezinha chamada Sarral que hoje é DOC, Conca de Barberá, perto de Tarragona onde fazem vinhos e cavas simples mas muito bons. Perfeitos com calçots. Visca el Barça!
Eduardo,
estamos no dia 18/fev e o vinho deste mês ainda não foi escolhido para nossa "Confraria Brasileira de Enoblogs". Tentei contato com o Leonardo (Viva o Vinho), mas não retornou resposta, nem postou comentários sobre o Lovara. Deve estar com algum problema. Assim, sugiro que continuemos nosso rodízio para não ficarmos sem indicação para este mês. De acordo com a ordem estabelecida à medida em que os convites eram aceitos, cabe a você a indicação deste mês, em substituição ao Leonardo. O que acha da proposta? Se entender OK, favor fazer a indicação para nós (Vivinhos, Viva o Vinho e Vinho para Todos).
Abraço!
Brilhante como sempre!
Me encanto ao passar por aqui e ler suas postagens super interessantes e ricas, Eduardo!!
Vivianne
salut
ótimo texto, Eduardo
E esse Toro é a entrada para outros tintos da Catalunha. Do Priorat é quase só delícias, como o "Clos Morgador", "Clos Martinet" e o magnífico "Vall Lach".
Abraços,
N.
Olá! Gostamos muito da idéia de vocês de fazer uma degustação combinada entre blogueiros. Será que podemos participar também?
Somos bebedores amadores de vinhos e resolvemos criar um blog para deixar comentários sobre os vinhos que degustamos. Os comentários são pessoais, assim como as notas.
Mais tarde, descobrimos os blogs de vocês e ficamos felizes por ver que existem outros blogs parecidos com o nosso.
Ah, temos uma pergunta da semana. Ficaremos felizes se você deixar um comentário.
Abraços.
Rafaela e Claudio
Eduardo, eu queria entender porque estes vinhos tintos muito fortes, muito encorpados, me dão dor de cabeça. Não é que não goste deles, me são indigestos. Uma dor de cabeça certa é, por exemplo, tomar um merlot de teor alcoólico 13°. A mesma coisa acontece com prosecco - não é que não goste, gosto, e bem, mas não posso tomar, a não ser que beba muita água junto.
Notícias de nossa Confraria Brasileira de Enoblogs: o vinho escolhido para o mês de março foi o RIO SOL CABERNET SAUVIGNON SHIRAZ, da ViniBrasil. A escolha foi dos amigos do ViVinhos. Postagem dos comentários para dia 1º de abril.
Saúde!!!
Zaratrusta está de volta. Desceu da sua montanha, deixou lá a serpente e em vez de uma águia, trouxe um papagaio - Enfim... limitações.
Cumprimentos.
LINDO TEXTO ATE ME DEU VONTADE DE TOMAR UM VINHO AI QUE DELICIA,BOM FDS ,BJO
Faz tempo que não bebo esse vinho.
É como se já não o conhecesse.
Tenho de voltar a prová-lo.
Estou como Borges:
- "Vinho do mútuo amor ou da dura peleja,
Talvez um dia eu próprio te chame.
Assim seja."
www.flagrantedelitro.blogspot.com/
Eduardo, encontrei esse link e achei que podia te interessar: http://www.wineblogatlas.com/
Abs
Paco
Postar um comentário