21.3.06

Madame Pompadour, je presume


Jeanne-Antoinette Poisson, a Madame de Pompadour, foi de longe e de todos os tempos, a mulher mais influente da França. Extremamente culta, inteligente, bela e sedutora, a secretária de ordens e outros assuntos de Luís XV governava Versalhes e os destinos da França com charme, elegância e uma frieza digna de monarca absoluto. Mas a gelada marquesa tinha um ponto fraco: derretia-se toda diante do vinho espumante produzido na região da Champagne. 

Madame gostava tanto de champagne, e era de tal modo uma entusiasta do vinho que borbulhava pérolas, que serviu de modelo para uma taça criada exclusivamente para se degustar a bebida. A taça, que teve seu desenho inspirado no formato dos seios da marquesa, ficou na moda por séculos até que foi substituída por outra de bojo mais longo e borda afilada, a flute. Esse novo desenho seria mais apropriado para o champagne pois conserva o aroma por mais tempo e permite uma degustação mais, digamos assim, científica do produto. 

Resultado: guilhotinaram todo o romantismo e hoje há quem tenha pesquisado e descoberto que as bolhas de gás carbônico do chamado perlage são formadas em túbulos com diâmetro de 100 micras e se despreendem a partir do fundo não ao acaso mas sim através de uma fórmula que envolve o número de Weber ( We = 2pRU2 /sigma 10-6-5 "l ) e a Lei de Fick. 

Cientificidades à parte, fato é que não há mal algum em utilizar a taça original. Afinal, foi necessária uma revolução francesa para que, privilégios outrora exclusivos da realeza como o champagne e os elegantes seios da marquesa, pudessem deixar os salões e alcovas do palácio para, democraticamente, cairem na boca do povo.


6 comentários:

Anônimo disse...

Lindo blog!
: )

Anônimo disse...

Gostei bastante da narrativa sobre os fatos e da sensualidade das fotos . Bem bolada a montagem das taças .
Nelson

Anônimo disse...

Gostei bastante da narrativae da sensualidade das fotos . Bem bolada a montagem das taças .
nelson

Anunciação disse...

Beleza de post!Divino!

Luciana Leal disse...

Adorei o blog e estou lendo um livro sobre ela!!!

Fernando Ramos disse...

Bem disse Nelson Gonçalves em uma de suas lindas canções, "Escultura". Em certo trecho ele diz: ...e para maior beleza/dei-lhe o porte e a nobreza/ de Madame Pompadour...